Dia 26 de abril: dia mundial da Propriedade Intelectual
Anualmente, no dia 26 de abril, celebra-se o dia mundial da propriedade intelectual com o fim de estimular os estudos e discussões sobre a matéria entre os diversos players do mercado.
Neste ano, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) terá como temática a “PI e juventude: inovando para um futuro melhor”.
Fato é que a inovação e a criatividade impulsionam os jovens para um futuro melhor.
Assim, nos deparamos com a propriedade intelectual, a qual, regida pela criatividade e curiosidade, fomenta mentes inovadoras a reformularem o presente e a desenvolver uma mudança do futuro.
A propriedade intelectual, em sentido amplo, se traduz em ferramenta hábil para promover novos rumos da história em prol de um futuro melhor.
A crise sanitária do SARS-CoV-2 nos revelou a importância da inovação e da propriedade intelectual, além de sinalizar que ambas caminham de mãos dadas.
Antivirais, vacinas, inteligência artificial, variedades vegetais são apenas alguns exemplos protegidos pelos direitos da propriedade intelectual que exigem inovação, engenhosidade e inventividade.
Para celebrar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, destacamos os seguintes artigos do IPlab para mostrar a relevância da propriedade intelectual e sua interrelação com outros ramos do direito e, inclusive, outros mercados:
1. O que é propriedade intelectual?
http://iplab.com.br/o-que-e-propriedade-intelectual.html
2. O que é fashion law?
http://iplab.com.br/o-que-e-fashion-law.html
3. A proteção das indicações geográficas no Brasil
http://iplab.com.br/a-protecao-das-indicacoes-geograficas-no-brasil.html
4. A proteção autoral da obra fotográfica segundo o Recurso Especial nº 1.822.619
5. A nova Lei de Franquias
http://iplab.com.br/a-nova-lei-de-franquias.html
6. O que são marcas não tradicionais?
http://iplab.com.br/o-que-sao-marcas-nao-tradicionais.html
7. O que é direito autoral?